Saiba por que o ensino técnico é uma excelente opção para o futuro dos seus filhos

A escolarização é uma etapa fundamental na vida de qualquer criança e adolescente para que, ao concluir os anos da Educação Básica, composta pela Educação Infantil, de nível Fundamental e Médio, eles tenham o conhecimento necessário para mover-se pelo mundo e sentir-se preparados para enfrentar as diversas situações de interação social que serão requeridas pela vida em sociedade.

Entretanto, o mercado de trabalho, principalmente em épocas de recessão econômica, tende a exigir dos candidatos a uma vaga de emprego mais do que o básico. Faz-se necessário, assim, destacar-se dos demais concorrentes para conquistar um bom emprego e pagar as contas no final do mês.

Se o desejo for o de abrir o próprio negócio e virar seu próprio chefe, é importante saber que isso não é possível sem ter o conhecimento aprofundado da área em que deseja atuar para ser uma referência ao seu público.

Sendo assim, não há escapatória: estudar sempre mais é o caminho a ser seguido para qualquer profissão que se tenha a intenção de atuar. Seja empreendendo ou procurando por uma vaga no mercado de trabalho, aqueles que se sairão melhor são os que têm mais conhecimento dentro do seu campo de atuação.

No entanto, se cada vez mais pessoas têm o Ensino Médio completo, como me destacar na busca por uma colocação no mercado de trabalho de maneira rápida e eficaz?

A resposta está no ensino técnico! Se você pensou que a única forma de se especializar numa determinada área é por meio de um curso superior, saiba que o cenário é outro: existem mais oportunidades para técnicos do que para bacharéis no mercado de trabalho.

É claro que o ensino superior e o ensino técnico têm implicações diferentes e não é possível afirmar que um é melhor do que o outro de maneira genérica. Cabe a cada sujeito verificar que modalidade atende melhor às suas necessidades.

Porém, se você deseja uma rápida inserção no mercado de trabalho, com menos tempo para se formar e grandes chances de salários altos, adiantamos que o ensino técnico é uma excelente opção para o futuro dos seus filhos. Quer saber por quê? Continue a leitura!

O que é o Ensino Técnico?

Antes de tudo, vamos responder à pergunta: o que é o Ensino Técnico? Afinal, você, mãe, pai ou responsável precisa saber sobre as possibilidades de futuro para o seu filho.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), “cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo”.

Por meio dessa definição, extraímos informações importantes: o ensino técnico, ao contrário de uma faculdade, equivale ao nível médio. Ou seja, não confere ao egresso um diploma de nível superior.

Entretanto, os cursos técnicos possuem certificação própria. Somente as escolas credenciadas pelo MEC podem emiti-los. Por isso, procure saber o máximo possível sobre as escolas técnicas da sua região e garantir que a sua escolha seja uma excelente opção para o futuro dos seus filhos.

O ensino técnico tem caráter profissionalizante: ele capacita o seu aluno em determinada área por meio de aulas teóricas e práticas que estão sempre alinhadas aos interesses do mercado de trabalho, ou seja, das demandas das empresas que estão à procura de funcionários qualificados para assumirem postos que exigem tal qualificação.

Além disso, os cursos técnicos permitem uma familiaridade do estudante com a área escolhida e que pode ser muito útil caso o seu filho decida fazer um curso superior no ramo posteriormente.

Mas quais são as suas vantagens e como saber se o ensino técnico é uma excelente opção para o futuro dos seus filhos?

Motivos para incentivar seu filho a fazer um curso técnico

O mercado de trabalho é competitivo – é preciso adequar-se às suas demandas, sob pena de ficar desempregado e sem grandes perspectivas de futuro próximas. Por conta disso, os estudantes têm começado a pensar no seu caminho profissional cada vez mais cedo.

Atualmente, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do segundo semestre de 2020, a taxa de desemprego encontra-se estável em 13,6% – um número alto. Isso faz com que seja mais difícil encontrar um trabalho e, consequentemente, uma fonte de renda relativamente garantida.

Por isso, é importante buscar qualificação para se destacar o quanto antes – e, se for em áreas demandadas pelo mercado, melhor ainda. Isso garantirá mais segurança na busca por um emprego.

Você sabia que, apesar da alta no nível do desemprego no Brasil, sobram vagas que exigem qualificação? Relatório divulgado recentemente pela OCDE mostra que 61% das empresas brasileiras têm dificuldades para preencher vagas das áreas técnicas. E é justamente aqui em que entra o ensino técnico como uma excelente opção para o futuro dos seus filhos. Veja só :

Rápida colocação no mercado de trabalho

Uma das grandes vantagens do ensino técnico é a rápida colocação no mercado de trabalho. Isso acontece porque os cursos técnicos focam o seu processo de ensino e aprendizagem nas necessidades do mercado. Dessa forma, os alunos são rapidamente absorvidos e até mesmo disputados por grandes empresas. Por aliarem teoria à prática, as melhores escolas técnicas chamam a atenção de instituições que contratam estudantes antes mesmo de se formarem.

Mensalidades mais baratas em comparação com o ensino superior

E não é necessária uma fortuna para garantir ao seu filho uma boa formação técnica: as mensalidades dos cursos técnicos são mais baratas em comparação às mensalidades do ensino superior. Elas giram em torno de R$400 (a depender do curso escolhido), enquanto os boletos dos cursos superiores podem superar os R$1000 mensais.

Fonte: https://www.tecnicageracao.com.br/