TÉCNICOS NA LUTA PELO CONSELHO PRÓPRIO – PL 5.179 NA CCJ

Aconteceu nesta Quinta (24/08/17), no Plenário 1, anexo II da Câmara dos Deputados a Audiência Pública relativa ao PL 5.179/16, que cria o Conselho dos profissionais Técnicos Industriais e Agrícolas. Considerada, equivocada como sendo manobra de interessados em atrapalhar o Trâmite do projeto até a sansão presidencial, a audiência, conforme previsto, iniciou-se às 14:30 hs, sob a presidência do Deputado Federal Giovani Cherini (relator do projeto) com um plenário completamente lotado por representantes dos SINTECs dos diversos estados da federação. Sob enorme expectativa os trabalhos foram abertos, sendo selecionados oito representantes de entidades de Técnicos, Engenheiros e do próprio CONFEA, que se revezaram na mesa diretora dos trabalhos, se manifestando com seus argumentos contra e a favor do projeto. Manifestaram-se inicialmente os representantes do CONFEA e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Brasil que apresentaram argumentos pela permanência dos Técnicos no sistema, em seguida os demais debatedores que, após argumentos, defenderam com veemência a saída dos Técnicos do sistema CONFEA/CREA. No decorrer da sessão alguns parlamentares que se encontravam presentes, usaram da palavra, entre eles um dos membros da Comissão (CCJ), Deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que em sua fala defendeu a saída dos Técnicos, justificando sua quantidade, importância e organização como fatores determinantes. Após cerca de três horas de exposições e debates, a sessão foi encerrada, com uma avaliação positiva do desenrolar da mesma em prol do objetivo que é a aprovação do projeto no plenário da CCJ nos próximos dias. Para os presentes a sessão deixou a certeza de que o Conselho dos Técnicos, apesar das etapas ainda por superar, caminha a passos largos rumos a sua criação.

A seguir imagens da sessão.

enviartres